CdA en Brasil

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

A proposta das Comunidades de Aprendizagem chegou ao Brasil por meio da Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Mello, após um estágio realizado por ela junto ao Centro Especial de Investigação em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades (CREA), da Universidade de Barcelona/Espanha. Desde então o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa-NIASE, da Universidade Federal de São Carlos vem desenvolvendo este projeto no Brasil.

Em 2003 esta proposta foi apresentada para diretoras da rede municipal de ensino de São Carlos e uma escola de Ensino Fundamental demonstrou interesse no projeto. Nesse ano surgiu, então, a primeira Comunidade de Aprendizagem brasileira, a EMEB Antônio Stella Moruzzi, na cidade de São Carlos.

Em 2005 apresentamos novamente a proposta para diretoras e professoras da rede municipal de Ensino e uma segunda escola desejou transformar-se em Comunidade de Aprendizagem: a EMEB Janete Maria Martinelli Lia, que iniciou seu processo de transformação neste mesmo ano.

Em 2006 recebemos um novo pedido de uma escola da cidade. Uma escola de Ensino Fundamental que atendia alunos/as de primeira à oitava série, uma novidade em Comunidades de Aprendizagem no Brasil até então. Esta escola, a EMEB Dalila Galli, iniciou seu processo de transformação em 2006. Ainda em 2006 realizamos o primeiro Encontro de Comunidades de Aprendizagem.

Em 2007 iniciamos um trabalho de investigação em parceria com estas três unidades. Tal investigação denomina-se: Comunidades de Aprendizagem: aposta na qualidade da aprendizagem, na igualdade de diferenças e na democratização da gestão da escola, e vem sendo desenvolvida com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Sao Paulo (FAPESP) e do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o objetivo de estudar os impactos, processos, limites e potencialidades do projeto Comunidades de Aprendizagem no Brasil.

No ano de 2008, realizamos o segundo Encontro de Comunidades de Aprendizagem no Brasil. Participaram deste evento as três escolas que desenvolvem o projeto e também outras pessoas de outras instituiçoes.

Neste ano de 2009 fomos procurados pela EMEB Angelina Dagnone de Mello para uma apresentação da proposta de transformação e estamos iniciando a fase de sensibilização do professorado desta escola. Neste evento recebemos a importante visita da Profa. Dra Rosa Valls, do Departamento de Teoría e História da Educaçao da Universidade de Barcelona, membro do Centro do Centro Especial de Investigaçao en Teorias e Práticas Superadoras de Desiguadades e coordenadora das Comunidades de Aprendizagem na Cataluña (Espanha).

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×